Cia Experimentus realiza projeto "Formação em Foco" a partir desta segunda-feira
26/10/2013 14:33:32 - O projeto tem como tema “O Teatro na Escola: Criação, Fruição e Reflexão”






Inicia nesta segunda-feira a primeira edição do projeto Formação em Foco, organizado pela Cia Experimentus. Serão oferecidas duas oficinas gratuitas de teatro de animação, além de duas apresentações em unidades da rede municipal de ensino.

O projeto tem como tema “O Teatro na Escola: Criação, Fruição e Reflexão” e, por isso, oferece aos professores de arte, estudantes, artistas de teatro e aos demais interessados, uma programação voltada para a experiência e reflexão sobre os caminhos do teatro feito em sala de aula, além de discutir a relação entre espetáculo e público escolar.

As oficinas acontecem na terça e quarta-feira, dias 29 e 30, na Biblioteca Pública Municipal e são ministradas por integrantes da Cia Experimentus. Na terça-feira, será ministrada a oficina “História, objetos e a cena” das 14 às 17h30. Na quarta-feira, será a vez da oficina “Mãos à Obra: Princípios para a Manipulação de Bonecos” das 08h30 às 11h30 e 14h00 às 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail experimentus@gmail.com.

Já as apresentações teatrais contemplam duas escolas. A primeira será no Centro de Educação Infantil Omar Luiz Macagnan, com sessão na segunda-feira, dia 28, às 16 horas, com a peça “Brincando de Bonecos”. Já na terça-feira, dia 29, será a vez da Escola Básica Professora Thereza Bezerra do Athayde, às 10 horas, com sessão do espetáculo “O menino do dedo verde”.

1º Formação em Foco

Este projeto visa a dar continuidade ao trabalho de formação e circulação da companhia, estreitando parcerias com a comunidade e instituições de ensino contribuindo para uma melhor fruição e aprendizado acerca do teatro na escola. O objetivo é que, a partir dessa experiência, os professores possam pensar em estratégias para aplicação de ações artísticas em sala de aula.

O projeto foi contemplado a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Itajaí e da APM Terminals, além do apoio do Univital - Alimentação Natural e Secretaria Municipal de Educação e também com a parceria da Ferplan - Construtora e Incorporadora.

Oficina “História, objetos e a cena”

Ministrada por Jô Fornari e Laércio Amaral

Local: Biblioteca Pública e Escolar

Data: 29 (terça-feira), das 14 às 17h30

Vagas: máximo 15

Inscrições: experimentus@gmail.com

Descrição: A oficina tem como objetivo explorar a utilização de objetos na construção de cenas teatrais, apropriando-se dos princípios do teatro de bonecos, da simbologia e signos dos materiais utilizados. Além dos objetos, a oficina se utiliza de memórias pessoais, obras de arte e jogos lúdicos para estímulo à criação espontânea de cenas curtas. Tais atividades servem como ferramentas potenciais na criação teatral, na contação de histórias, bem como em atividades de desenvolvimento da criatividade e reflexão crítica.

Oficina “Mãos à Obra: Princípios para a Manipulação de Bonecos”

Ministrada por Marcelo F. de Souza

Local: Biblioteca Pública e Escolar

Data: 30 (quarta-feira), das 8h30 às 11h30 e 14h00 às 17h30.

Vagas: máximo 15

Inscrições: experimentus@gmail.com

Descrição: A oficina proporciona uma compreensão mais profunda dos mecanismos complexos do teatro de animação. Unindo teoria e prática, o facilitador apresenta seus bonecos, discorre sobre as técnicas básicas de manipulação e mostra que todas obedecem os mesmos princípios, embora cada uma tenha suas especificidades.

Espetáculo “Brincando de Bonecos”

Local: Centro de Educação Infantil Omar Luiz Macagnan

Data: 28 (segunda-feira) às 16 horas

Descrição: É um espetáculo solo do ator Marcelo F. de Souza e é recomendado para crianças a partir dos 3 anos de idade. As cenas não têm texto verbal, se utilizam apenas de música, onomatopéias e outros ruídos que a criança faz quando brinca. A peça é composta por cinco quadros, com diferentes tramas que vão se tornando cada vez mais complexas. Por meio da simplicidade, da brincadeira e do jogo, “Brincando de Bonecos” mostra como é fácil inventar uma estória, brincar e se divertir, investindo no pressuposto de que criança que brinca é mais saudável e feliz – e o adulto que entra na brincadeira, também.

Espetáculo: “O menino do dedo verde”

Local: Escola Básica Professora Thereza Bezerra do Athayde

Data: 29 (terça-feira), às 10 horas

Descrição: É um espetáculo infantojuvenil da Cia Experimentus, que completou 10 anos em cartaz em dezembro de 2012. O enredo conta a história de Tistu, um menino, que segundo consta, não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Segundo a explicação do jardineiro Bigode “o polegar verde é invisível. A coisa se passa por dentro da pele: é o que se chama de talento oculto”. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma...