Lenine abre o 16º Festival de Música de Itajaí com show gratuito neste sábado
16/11/2013 14:48:48 - Show acontece às 20h30, no Centreventos, na estrutura da Marejada: Aventura Pelos Mares do Mundo






Falta pouco para para o inicio oficial do 16º Festival de Música de Itajaí. Hoje, às 20h30, o músico pernambucano Lenine faz o show de abertura, com entrada gratuita no palco do Festival montado no Centreventos. Até o próximo sábado, mais sete atrações nacionais irão se apresentar no evento, sempre no mesmo horário e local, todos gratuitos (confira aqui a programação).

Além dos shows nacionais, o Festival de Música conta ainda com mais de 30 oficinas de instrumentos e produção musical, jam sessions e rodas de choro no Mercado Público, apresentações musicais em diversos pontos da cidade, música nos pontos de ônibus e oficina nos bairros.

Neste ano o Festival de Música integra a programação da "Marejada: Aventura Pelos Mares do Mundo", que inclui ainda um festival gastronômico e a chegada da regata Transat Jacques Vabres, que saiu de Le Havre, da França, na última semana, entre outras atrações. A abertura da Aventura Pelos Mares do Mundo também ocorreu neste sábado.

Até o dia 1º de dezembro, várias opções de entretenimento também estarão a disposição da população no Centreventos. Entre elas estão a Cidade Beto Carrero World, Planetário Digital, Marejópolis – Educação para o Trânsito, Cinema 3D e o Espaço SESC. 

Lenine

Oswaldo Lenine Macedo Pimentel é cantor, autor, produtor musical e arranjador. Nascido em 2 de fevereiro de 1959 em Recife, denomina-se recifense-carioca, brasileiro do mundo. Com 30 anos de carreira, dez discos lançados, dois projetos especiais e inúmeras participações em álbuns de outros artistas, Lenine já teve canções gravadas por nomes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, O Rappa, Zélia Duncan, entre outros.

Lenine ganhou cinco prêmios Grammy Latino, dois APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), nove Prêmios da Música Brasileira e já se apresentou em dezenas de países em suas rotineiras turnês internacionais, que o levaram a alguns dos maiores festivais de música do mundo, como o de Roskilde (Dinamarca), Womad – de Peter Gabriel (Inglaterra, Espanha e Ilhas Canárias), Festival de Montreal (Canadá) e Eurokéenes (França), entre outros.

No palco do show “Chão”, apenas três músicos em cena: Lenine, Jr Tostoi e Bruno Giorgi, mas muitos instrumentos e equipamentos à disposição, alguns são bem diferentes e ajudam a criar os ruídos utilizados ao longo do show, como canto de pássaros e som de chaleira. No repertório, sucessos como “A ponte”, “Jack soul brasileiro”, “Leão do Norte” e “Paciência”, além das dez músicas inéditas do novo disco, que leva o mesmo nome da apresentação.