Renato Borguetti é a atração de hoje no Festival de Música
19/11/2013 07:26:06 - O músico é referência internacional em gaita-ponto e se apresenta a partir das 21h no Centreventos






Depois de Lenine, Tantinho da Mangueira e Edu Krieger, chegou a vez do gaúcho Renato Borguetti subir ao palco do Festival de Música, dentro da programação da "Marejada: Aventura Pelos Mares do Mundo", no Centreventos, em Itajaí. O músico é referência internacional em gaita-ponto e se apresenta a partir das 21h no palco montado no centro da Vila da Aventura e a entrada é gratuita. Depois do show de Borguetti, o Festival continua no Mercado Público, com jam sessions dos músicos participantes do eventos.

Renato Borghetti

O porto-alegrense Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho, 50 anos, é acordeonista, folclorista e artista plástico. Toca gaita-ponto. Começou na música aos dez anos de idade, tocando uma gaita-ponto que ganhou do pai. Em pouco tempo já era atração no Centro de Tradições Gaúchas comandado por seu pai e, aos 16 anos, se apresentou pela primeira vez.

Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo cem mil cópias. Excursionou por todo o Brasil, e por diversos países da Europa, e fez uma temporada no S.O.B.’s, em Nova Iorque.

Em 1991 ganhou o prêmio disco do ano, na categoria regional, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Tem mais de 20 discos gravados e dezenas de participações em gravações.