8º Itajaí em Cartaz inicia neste sábado com cortejo na rua Hercílio Luz
14/05/2014 09:28:22 - Festival acontece até o dia 24 de maio com 19 apresentações, além de debates e oficinas






Artistas independentes, performances, intervenções e espetáculos de rua. Tudo isso e muito mais integra a programação da 8ª edição do “Itajaí em Cartaz”. De 17 a 24 de maio, 10 espetáculos dos grupos filiados da Rede de Teatro de Itajaí, além de grupos de outros Estados do Brasil serão apresentados ao público de Itajaí e região. O desejo é fomentar o cenário das políticas públicas culturais. “O Itajaí em Cartaz esse ano tem como temática a Dramaturgia. Há uma carência de informação e vivência dos grupos da cidade sobre o assunto, poucos são os que criam dramaturgias próprias”, diz Mauro Sérgio, um dos organizadores do evento.

Além dos espetáculos, o “8º Itajaí em Cartaz” tem um caráter formativo. Esta sempre foi uma preocupação das comissões organizadoras do evento. “O festival foi criado para funcionar não só como uma mostra de espetáculos, mas sim um momento de troca de experiências entre os profissionais envolvidos, entre os grupos participantes junto aos convidados e também com o público”, reforça Mauro Sérgio.

A programação promete agitar Itajaí nos próximos dias, com espetáculos no Teatro Municipal e atividades gratuitas abertas ao público em outros espaços, entre elas: Práticas de leitura e escuta com Heloise Baurich Vidor (Florianópolis); workshop sobre dramaturgia com Stephan Baumgartel (Florianópolis – UDESC); oficina com a Cia. Rústica (RS) sobre o processo de criação e dramaturgias dos seus espetáculos; e bate-papo sobre Dramaturgia com Gregory Haertel (Blumenau), Jucca de Oliveira (SP) e Silvestre Ferreira (Joinville). Encarregados de assistir aos espetáculos locais para um bate-papo no dia seguinte à apresentação.

Programação começa com cortejo e espetáculo de rua gratuito

Neste sábado (17), primeiro dia do evento, às 10h, ocorrerá o tradicional cortejo, que inicia em frente à Igreja Matriz e percorre a Rua Hercílio Luz até o cruzamento com a Rua Felipe Schmidt. Nesse mesmo local, as 11h acontece o primeiro espetáculo do evento. A Traço Cia. de Teatro apresenta “Estardalhaço”. No mesmo dia, às 18h30 e às 21h, a peça “Os Ancestrais”, do grupo Teatro Invertido (MG) irá estrear nos palcos do Itajaí em Cartaz. Os espetáculos serão realizados no Teatro Municipal de Itajaí no valor de R$ 16,00 a inteira e R$ 8,00 a meia-entrada para estudantes, idosos e quem levar um quilo de alimento não perecível.

Clique aqui e confira a programação completa do 8º Itajaí em Cartaz.

A Rede Itajaiense de Teatro

Criada em junho de 2009, a Rede Itajaiense de Teatro surgiu a partir da necessidade de um coletivo de grupos de teatro com identidades diversas, porém, com objetivos em comum. Esse movimento resolveu formalizar-se para, através da sua institucionalização, ganhar força e liberdade na hora de gerir seus projetos já existentes e também criar novas frentes de trabalho. Atualmente, a Rede Itajaiense de Teatro conta com nove grupos e coletivos associados.